É comum que questões como o xixi à noite em crianças gerem ansiedade e preocupação em seus familiares. Quando essa situação ocorre, especialmente em uma criança de 10 anos, pode ser reflexo de uma combinação de fatores emocionais e situações da vida que ela pode não saber como expressar.

 

Esse tipo de comportamento pode estar relacionado a sentimentos de insegurança, estresse ou experiências que a criança está vivenciando e que não têm necessariamente a ver com aspectos físicos de saúde. O ambiente familiar, mudanças na dinâmica social ou escolar, e até mesmo a pressão para atender a expectativas podem contribuir para esse quadro.

 

O processo terapêutico é valioso nesse contexto, pois oferece um espaço seguro e acolhedor para que a criança possa explorar e abordar essas emoções. Por meio da terapia, a criança pode aprender a identificar e expressar suas preocupações, além de desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade ou o estresse que possa estar enfrentando. O objetivo é, muitas vezes, trazer à luz o que pode estar perdendo voz e, assim, facilitar a mudança nesse comportamento ao longo do tempo.